“Mestres do Cello” traz a Porto Alegre violoncelista Alexander Baillie
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) – fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS) – realiza nesta sexta-feira, dia 4 de julho, às 20h, o concerto Mestres do Cello. Com regência de Lavard Skou Larsen e solos de Alexander Baillie, o concerto será no Complexo Cultural Casa da OSPA, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Os ingressos já estão à venda pelo Sympla. A apresentação marca o encerramento do 27º Encontro de Violoncelos do RS, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre os dias 30 de junho e 4 de julho (mais informações abaixo).
O violoncelo será o grande protagonista do concerto da OSPA desde o primeiro momento, quando o palco da Sala Sinfônica será ocupado por uma orquestra de oito violoncelos para executar Bachiana Brasileira nº 1, famosa obra de Heitor Villa-Lobos (1887–1959), grande compositor brasileiro e também famoso violoncelista, arranjador e maestro. Composta em 1930, a peça é a primeira de uma série de nove “Bachianas Brasileiras” na qual a linguagem do compositor Johann Sebastian Bach se funde com a música popular brasileira. “A formação composta exclusivamente por violoncelos já era utilizada antes de Villa-Lobos, mas foi ele quem a consolidou de maneira tão marcante que, por exemplo, o naipe de violoncelos da Filarmônica de Berlim realiza até hoje concertos inteiros apenas com esse instrumento”, explica a professora do Departamento de Música da UFRGS Milene Aliverti, coordenadora do Encontro de Violoncelos do RS.
Na segunda obra do programa, toda a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre marcará presença no palco, mas a ênfase estará no violoncelista britânico Alexander Baillie, solista convidado a interpretar o Concerto nº 1 para Violoncelo e Orquestra, do compositor russo Dmitri Shostakovich (1906–1975). Escrita em 1959, é considerada uma das obras mais expressivas e desafiadoras do repertório para violoncelo. Alterna momentos de energia e virtuosismo com lirismo introspectivo, refletindo a intensidade emocional pela qual Shostakovich ficou conhecido.
Após um breve intervalo, a Orquestra concluirá a apresentação com Sinfonia nº 5 de Franz Schubert (1797–1828). Composta em 1816, quando Schubert tinha apenas 19 anos, a peça é descrita pelo maestro Lavard Skou Larsen como “maravilhosa e elegante” e marcada por uma “alegria melancólica”. Ao mesmo tempo em que Schubert reverenciava os mestres do Classicismo, em especial Mozart, já adentrava os primeiros domínios do romantismo.
Murilo Alves, violoncelista da OSPA, apresenta a palestra Notas de Concerto desta semana. O evento acontece no dia 4 de julho, às 19h, na Sala de Recitais, e pode ser acompanhado presencialmente, com o mesmo ingresso válido para o concerto, ou pela transmissão ao vivo no canal da OSPA do YouTube.
Sobre Alexander Baillie (solista – violoncelo)
Alexander Baillie, violoncelista britânico de origem escocesa, é reconhecido internacionalmente como um dos grandes de sua geração. Começou a tocar aos 12 anos, inspirado por Jacqueline du Pré, e aprendeu de forma autodidata. Estudou em Watford e, depois, no Royal College of Music, com Joan Dickson e Anna Shuttleworth, e composição com o compositor e professor Herbert Howells. Com uma bolsa Caird, foi a Viena estudar com André Navarra, que moldou sua técnica. Estreou com a BBC tocando Dutilleux e se apresentou com as principais orquestras britânicas. Destacou-se no Wigmore Hall e nos Proms, realizando estreias marcantes de obras de Lutosławski, Schnittke e Henze. Participou de festivais internacionais e realizou turnês por diversos países. Viveu em Bremen como professor, mas está retornando ao Reino Unido em 2025.
Sobre Lavard Skou Larsen (regente)
Lavard Skou Larsen, nascido em Porto Alegre, iniciou seus estudos de violino com seu pai, Gunnar, e com o professor Ernst Morawec, em Viena. Aos 14 anos, ingressou no Mozarteum de Salzburg, onde se formou com distinção. Em 1991, fundou a orquestra Salzburg Chamber Soloists e atuou como solista e maestro em diversas orquestras da Europa e das Américas. Foi maestro titular da Deutsche Kammerakademie Neuss (2004–2017) e da Georgisches Kammerorchester Ingolstadt (2012–2014). Desde 2004, leciona na classe de mestrado em violino no Mozarteum, de Salzburg. Também tem contribuído ativamente para projetos de música de câmara e educação orquestral. Atualmente, é regente convidado da Fundación Excelentia, em Madri.
27º Encontro de Violoncelos do RS
Realizado desde 1999, o Encontro de Violoncelos do RS chega a sua 27ª edição em 2025 com diversas atividades voltadas a estudantes e profissionais da música. O Centro Cultural da UFRGS sedia as atividades gratuitas, que ocorrem entre 30 de junho e 4 de julho de 2025, incluindo oficinas, palestras, masterclasses, recitais e concertos. Já o Concerto de Encerramento do Encontro é realizado no Complexo Cultural Casa da OSPA, com venda de ingressos.
Coordenado pela professora do Departamento de Música da UFRGS Milene Aliverti, o Encontro tem como propósito possibilitar que estudantes e profissionais de música possam se aperfeiçoar com professores que são referência no instrumento. Entre esses nomes, estão músicos do naipe de violoncelos da OSPA, como Martina Ströher, Rodrigo Alquatti, Diego Biasibetti, Murilo Alves e Tácio Vieira.
O Encontro é realizado pela UFRGS, com o apoio de OSPA, ECARTA, AACRT, Orquestra Jovem do RS e TECNOPUC. Mais informações pelo perfil do evento no Instagram.
FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
Mestres do Cello – Concerto de Encerramento do 27º Encontro de Violoncelos do RS
SEXTA-FEIRA, 4 DE JULHO DE 2025
Início do concerto: às 20h. Palestra Notas de Concerto: às 19h, com Murilo Alves.
Onde: Complexo Cultural Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
Ingressos: de R$ 10 a R$ 50. Descontos: ingresso solidário (com doação de 1kg de alimento), clientes Banrisul, Amigo OSPA, associados AAMACRS, sócio do Clube do Assinante RBS, idoso, doador de sangue, pessoa com deficiência e acompanhante, estudante, jovem até 15 anos e ID Jovem.
Bilheteria: em sympla.com.br/casadaospa ou no Complexo Cultural Casa da OSPA no dia do concerto, das 15h às 20h.
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Transmissão ao vivo: às 19h (Notas de Concerto) e às 20h (concerto) no canal da OSPA no YouTube.
Este evento disponibiliza medidas de acessibilidade.
PROGRAMA
Heitor Villa-Lobos | Bachianas Brasileiras nº 1
Dmitri Shostakovich | Concerto para Violoncelo e Orquestra nº 1 em Mi bemol Maior, Op. 107
Intervalo
Franz Schubert | Sinfonia nº 5 em Si Bemol Maior, D. 485
Apresentação: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Solista: Alexander Baillie (violoncelo)
Regente: Lavard Skou Larsen
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Banrisul, TMSA e Tramontina.
Apoio da Temporada Artística: Unimed, Imobi e Intercity. Promoção: Clube do Assinante.
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação OSPA, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.