Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

OSPA apresenta “Pedra Mística”, concerto com obra de Antônio Borges-Cunha

Programa inclui dois clássicos de Ravel

Publicação:

Programa inclui dois clássicos de Ravel

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) — fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS) — apresenta no sábado, 2 de agosto, às 17h, no Complexo Cultural da OSPA, um concerto especial com a regência do maestro e compositor Antônio Carlos Borges-Cunha. O programa traz duas obras do francês Maurice Ravel (1875–1937) e a peça Pedra Mística, escrita pelo maestro Borges-Cunha sobre um poema do autor Libério Neves. Participam como solistas os cantores Marly Montoni (soprano)Luciane Bottona (mezzo-soprano)Flávio Leite (tenor) e Daniel Germano (barítono), além do Coro de Câmara da OSPA. Já o pianista Ney Fialkow é o solista no Concerto em Sol Maior, de Ravel. A apresentação terá transmissão ao vivo pelo YouTube. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla

O concerto abre com Pavane pour une infante défunte, uma das obras mais delicadas de Ravel. Composta originalmente para piano solo em 1899 e orquestrada em 1910, a peça resgata a atmosfera das danças dos séculos XVI e XVII sob a visão de um compositor da virada do século XIX para o XX. Na sequência, a OSPA interpreta Pedra Mística, escrita em 1994 por Borges-Cunha e estreada pela OSPA em 1999, sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt. A obra, que foi registrada em CD em 2000, parte de um poema do escritor goiano Libério Neves que expressa diferentes estágios da evolução – do nascimento às ramificações até a putrefação – e evoca simbolismos religiosos. Inspirado na organização do próprio poema de Neves, o compositor proporciona ao público uma experiência espacial da música. 

O elenco de convidados reúne quatro vozes de destaque do cenário lírico nacional: Marly Montoni (soprano), Luciane Bottona (mezzo-soprano), Flávio Leite (tenor) e Daniel Germano (barítono). Além de cantar, o quarteto manipula pedras, produzindo sons que reverberam assonâncias do poema. Vinte cantores formam o Coro de Câmara da OSPA, que têm participação especial na apresentação.  

Após o intervalo, a Orquestra interpreta Concerto para Piano e Orquestra em Sol Maior, celebrada obra de Ravel, com solos do premiado pianista Ney Fialkow, indicado ao Grammy Latino. De sonoridade vibrante, a peça estreada em 1932 combina lirismo melancólico e elementos do jazz, desafiando o virtuosismo do pianista e o entrosamento com a orquestra. “Nesta obra, sigo uma linha genealógica que me conecta, de algum modo, à herança de Ravel: estudei esse concerto com Patricia Zander, no New England Conservatory, em Boston. Ela foi discípula de Vlado Perlemuter — um dos pianistas favoritos de Ravel”, comenta Fialkow.

O professor da UFRGS Francisco Marshall será o palestrante convidado do projeto Notas de Concerto. A partir das 16h do dia 2 de agosto, ele recebe o público na Sala de Recitais para contextualizar e comentar as obras do programa. O encontro pode ser acompanhado presencialmente, com o mesmo ingresso válido para o concerto, e também pela transmissão ao vivo no canal da OSPA do YouTube

FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE

Pedra Mística

  • SÁBADO, 2 DE AGOSTO DE 2025
  • Início do concerto: às 17h. Palestra Notas de Concerto: às 16h, com Francisco Marshall.
  • Onde: Complexo Cultural Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
  • Ingressos: de R$ 10 a R$ 50. Descontos: ingresso solidário (com doação de 1kg de alimento), clientes Banrisul, Amigo OSPA, associados AAMACRS, sócio do Clube do Assinante RBS, idoso, doador de sangue, pessoa com deficiência e acompanhante, estudante, jovem até 15 anos e ID Jovem.
  • Bilheteria: em sympla.com.br/casadaospa ou no Complexo Cultural Casa da OSPA no dia do concerto, das 15h às 20h.
  • Estacionamento: gratuito, no local.
  • Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
  • Transmissão ao vivo: às 17h (Notas de Concerto) e às 16h (concerto) no canal da OSPA no YouTube.
    Este evento disponibiliza medidas de acessibilidade.  

PROGRAMA

Maurice Ravel | Pavane pour une infante défunte

Antônio Carlos Borges-Cunha | Pedra Mística
*Texto Libério Neves

Intervalo

Maurice Ravel | Concerto para piano e orquestra em Sol Maior

Apresentação: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Solistas (voz): Marly Montoni (soprano), Luciane Bottona (mezzo-soprano), Flávio Leite (tenor) e Daniel Germano (barítono) 
Solista (piano): Ney Fialkow
Regente: Antônio Carlos Borges-Cunha

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Banrisul, TMSA e Tramontina. 

Apoio da Temporada Artística: Unimed, Imobi e Intercity. Promoção: Clube do Assinante.
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação OSPA, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre