Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

NOTA DE PESAR: Nilo Santa Helena (1931–2025)

Publicação:

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, lamenta com profundo pesar o falecimento do músico aposentado Nilo Santa Helena, ocorrido na última quinta-feira, 03 de julho.

O músico, que nasceu 02 de outubro de 1931, construiu uma trajetória singular e admirável na OSPA. Seus primeiros passos foram dados na Escola de Música da OSPA, onde ingressou como estudante de oboé. Posteriormente, aprovado em concurso público, passou a integrar oficialmente a orquestra tocando oboé e corne-inglês, além de assumir o cargo de professor na Escola de Música da OSPA. Por muitos anos, atuou também como arquivista na Musicoteca da OSPA, função que desempenhou com extrema organização, cuidado e precisão. Era responsável por preparar todo o material de orquestra para os ensaios e concertos, copiando partituras à mão com uma caligrafia admiravelmente bela — num tempo em que a prática exigia paciência, técnica e dedicação.

"Além de ser músico, Nilo foi durante muitos anos responsável pela organização da nossa Musicoteca. Me recordo, ainda adolescente, de procurá-lo em busca de partituras orquestrais — que naquela época eram muito difíceis de encontrar", relembra o maestro Manfredo Schmiedt, diretor artístico da OSPA. 

Nilo Santa Helena é lembrado por seus contemporâneos na Orquestra como um colega muito querido, reconhecido por sua gentileza, dedicação e profundo orgulho de ser músico e pertencer à OSPA.

A OSPA expressa suas condolências aos familiares, amigos, colegas e ex-alunos, e presta homenagem à valiosa contribuição de Nilo Santa Helena à história da música sinfônica no Rio Grande do Sul.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre