Formada principalmente por estudantes de sopro e percussão, a Banda Sinfônica da Escola de Música da OSPA prepara um belo repertório para o próximo sábado, 29 de outubro. O conjunto sobe ao palco da Sala Sinfônica da Casa da OSPA às 17h, para um concerto gratuito. Um convidado especial se une à apresentação: o Quartchêto, grupo instrumental que tem levado a sonoridade do sul do Brasil a vários países há mais de vinte anos. O regente da Banda Sinfônica, Wilthon Matos, comanda a apresentação.
A Banda Sinfônica é um dos grupos orquestrais da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – Conservatório Pablo Komlós, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Para ingressar no conjunto, é necessário ser aluno da Escola ou participar de uma rigorosa seleção realizada por meio de editais. Nos últimos anos, o grupo tem crescido para além deste círculo, como explica o regente: “Percebi que havia muitos parentes e amigos de alunos que também tocavam instrumentos, mas só vinham assistir aos ensaios. Então começamos a convidá-los a fazer a seleção também. Temos o avô de um aluno que toca trompa, outro que toca clarinete... Hoje temos integrantes de todas as faixas etárias”. Wilthon Matos também é tuba solo da OSPA, professor da escola e membro do Quinteto Porto Alegre.
A banda, que já conta com aproximadamente 45 integrantes, ensaia semanalmente na Casa da OSPA, e o concerto é o momento de levar ao público esse trabalho. Foram escolhidas para o repertório músicas que demonstram as habilidades dos seus integrantes em diferentes níveis de complexidade, do iniciante ao profissional. Estão representados diferentes épocas e estilos, desde a marcha “Zapfenstreich”, escrita por Ludwig van Beethoven para a formação de banda sinfônica, até peças atuais e populares, como “Skyfall”, sucesso de Adele, e o tema de “Jurassic Park”, de John Williams. “Sacre Noturno”, do percussionista da OSPA e professor da Escola, Diego Faskner Silveira, é um desafio inclusive aos músicos mais avançados. A música foi composta especialmente para a Banda Sinfônica, permitindo que seus integrantes trabalhassem diretamente com o compositor para entender a concepção da obra e como deveria ser interpretada.
O concerto deste sábado marca a primeira vez em que a Banda Sinfônica terá como solista um convidado de renome internacional: o Quartchêto, formado por Hilton Vaccari no violão, Julio Rizzo no trombone, Matheus Kleber no acordeon e Ricardo Arenhaldt na percussão. O programa inclui três composições autorais do grupo: “Pra Onde o Sul nos Carregue”, “Mas tá Bonito” e “Galope do Guará”.
Um de seus integrantes, Julio Rizzo é também trombonista da OSPA desde 1990. “Para mim, a experiência de tocar com a Banda Sinfônica passa por um sentimento de retribuição à OSPA e à Escola, que fazem parte da minha vida há mais de 30 anos. É, também, sem dúvida, uma oportunidade de mostrar aos alunos e ao público um pouco do nosso trabalho de grupo”, conta Rizzo, que também foi estudante e depois professor da Escola da OSPA.
Sobre Wilthon Matos (regente)

É solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, professor de tuba e eufônio e maestro da Banda Sinfônica da Escola da OSPA, membro do Quinteto Porto Alegre e acadêmico da Academia Paraense de Música. Vem atuando como solista em orquestras e como palestrante em festivais no Brasil, Uruguai e Estados Unidos. Estudou no Conservatório Carlos Gomes, em Belém (PA), com os professores Ricardo Cabrera e Valmir Vieira. Recebeu vários prêmios como jovem solista, entre eles o do Festival Eleazar de Carvalho (2004, Fortaleza-CE) e o Prêmio Funarte Circuito de Música Clássica 2010, no projeto Concertos Tuba Brasil, primeira turnê de tuba e piano no Brasil com repertório de compositores brasileiros.
Sobre Quartchêto (solista)

O Quartchêto é formado por Hilton Vaccari no violão, Julio Rizzo no trombone, Matheus Kleber no acordeon e Ricardo Arenhaldt na percussão. Desde 2001, o grupo vem se destacando pela inovação na música instrumental brasileira. Nas raízes da música do sul do Brasil, Uruguai e Argentina o grupo busca a inspiração para criar uma música nova, universal e empolgante. Colecionam importantes distinções da música brasileira, como o Açorianos (oito prêmios) e o Troféu Teixeirinha. O grupo tem na bagagem turnês pela Europa e pelo Brasil, além de participações junto da Orquestra Unisinos Anchieta, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e Orquestra Theatro São Pedro.
Sobre a Escola de Música da OSPA
Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no RS. Promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a OSPA estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje a escola, dirigida por Diego Grendene de Souza, atende cerca de 270 alunos com idades a partir de oito anos, e conta com um coral e grupos orquestrais. Entre os conjuntos está a Banda Sinfônica, que tem como foco a preparação de alunos para orquestras sinfônicas, bandas militares ou acadêmicas.
ESCOLA DE MÚSICA DA ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
Concerto da Banda Sinfônica
Quando: 29 de outubro de 2022, sábado, às 17h.
Onde: Sala Sinfônica da Casa da OSPA (Centro Administrativo Fernando Ferrari – Av. Borges de Medeiros, 1.501), Porto Alegre, RS.
Estacionamento: gratuito, no local.
ENTRADA FRANCA e por ordem de chegada.
Mais informações para o público: pelo e-mail escolademusica.ospa@gmail.com ou pelo telefone (51) 3228-6737.
Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.
Evento presencial, sem transmissão ao vivo.
PROGRAMA
Ludwig van Beethoven | Marcha “Zapfenstreich”, WoO20
Ralph Vaughan Williams | Flourish for Wind Band
Anne McGinty | Bandissimo
Randal Standridge | Pandora
Luciano Maia | Pra Onde o Sul nos Carregue
(arranjo de Pedrinho Figueiredo)
Hilton Vaccari | Mas tá Bonito
(arranjo de Pedrinho Figueiredo)
Hilton Vaccari, Luciano Maia, Júlio Rizzo e Ricardo Arenhaldt | Galope do Guará
(arranjo de Pedrinho Figueiredo)
Diego Faskner Silveira | Sacre Noturno
Adele Dkins and Paul Epworth | SkyFall
(arranjo de Jay Bocook)
John Williams | Jurassic Park
(arranjo de Jay Bocook)
Pedro Salgado | Dois Corações Dobrado
(revisão de Marcelo Jardim)
Apresentação:
Banda Sinfônica da Escola de Música da OSPA
Regente:
Wilthon Matos
Solista:
Quartchêto
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Alibem e Banrisul.
Apoio: Sulgás. Apoio institucional: CMT Advogados.
Patrocinadores da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo. PRONAC: 192458.