O regente Manfredo Schmiedt comanda a apresentação
Na sexta-feira, 8 de agosto, às 20h, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) — fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS) — apresenta no Complexo Cultural Casa da OSPA um concerto dedicado a grandes obras de Franz Joseph Haydn (1732-1809) e Ludwig Van Beethoven (1770-1827). Uma das maiores violinistas da Nova Zelândia, Amalia Hall vem à Porto Alegre pela primeira vez, a convite da OSPA, que será regida pelo maestro Manfredo Schmiedt. Os ingressos já podem ser adquiridos pelo Sympla.
Hall estreou na Auckland Philharmonia aos nove anos de idade e estudou sob a orientação dos renomados violinistas Pamela Frank e Joseph Silverstein. Desde então, já se apresentou como solista com a I Virtuosi Italiani, Orquestra Sinfônica da Nova Zelândia, United Strings of Europe, Orquestra Sinfônica Nacional do Uzbequistão e Orquestra Sinfônica do Estado do México, sempre acompanhada de um violino Vincenzo Rugeri, fabricado aproximadamente em 1700, "Baron Knoop". Atualmente, é spalla da Orquestra Wellington e integrante do grupo de música de concerto contemporânea NZTrio. No dia 8, apresenta com a OSPA o Concerto para Violino e Orquestra, de Beethoven, que propôs novas formas de interação sonora entre solista e orquestra. Composta quando seu autor já lidava com o avanço da surdez, a obra antecipa elementos que estão presentes em uma composição posterior de Beethoven: a Nona Sinfonia.
Antes do intervalo, a orquestra apresenta, sob a regência do também diretor artístico da OSPA Manfredo Schmiedt, a Sinfonia nº 104, de Haydn, conhecida como Sinfonia de Londres. Explorando os contrastes entre elementos sonoros como volume, ritmo e timbres, a obra traz diversas nuances e intercala momentos enérgicos e suaves, em uma demonstração dos motivos que deram ao compositor a alcunha de “pai da sinfonia”. A peça também foi a última sinfonia composta pelo autor, que a escreveu em 1795.
O professor do Departamento de Música da UFRGS Camilo Simões, Doutor em Performance de Violino pela Michigan State University (EUA), é o convidado da palestra Notas de Concerto, que ocorre a partir das 19h no dia 8 de agosto, na Sala de Recitais da OSPA. O palestrante comentará as obras do programa e trará aspectos da biografia dos compositores, regente e solista, aprofundando a percepção sobre o concerto. O encontro pode ser acompanhado presencialmente, com o mesmo ingresso válido para a apresentação. O concerto e a palestra serão transmitidos ao vivo no canal da OSPA do YouTube.
FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
Haydn e Beethoven
- SEXTA, 8 DE AGOSTO DE 2025
- Início do concerto: às 20h. Palestra Notas de Concerto: às 19h, com Camilo Simões.
- Onde: Complexo Cultural Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
- Ingressos: de R$ 10 a R$ 50. Descontos: ingresso solidário (com doação de 1kg de alimento), clientes Banrisul, Amigo OSPA, associados AAMACRS, sócio do Clube do Assinante RBS, idoso, doador de sangue, pessoa com deficiência e acompanhante, estudante, jovem até 15 anos e ID Jovem.
- Bilheteria: em sympla.com.br/casadaospa ou no Complexo Cultural Casa da OSPA no dia do concerto, das 15h às 20h.
- Estacionamento: gratuito, no local.
- Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
- Transmissão ao vivo: às 19h (Notas de Concerto) e às 20h (concerto) no canal da OSPA no YouTube.
Este evento disponibiliza medidas de acessibilidade.
PROGRAMA
Franz Joseph Haydn | Sinfonia nº 104
Intervalo
Ludwig van Beethoven | Concerto para Violino e Orquestra
Apresentação: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Solista: Amalia Hall (violino)
Regente: Manfredo Schmiedt
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Banrisul, TMSA e Tramontina.
Apoio da Temporada Artística: Unimed, Imobi e Intercity. Promoção: Clube do Assinante.
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação OSPA, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.